sábado, 31 de outubro de 2009

Between


Between from Via Grafik on Vimeo.

Halloween não é uma data brasileira, mas a cultura dos filmes de terror acabou sendo adquirida. Como fã do gênero não podia deixar de lado.
Esse curta de video art é muito bom. Acho que a construção de imagem e efeitos sonoros é um dos pontos do cinema que mais aprecio, e nesse vídeo você percebe essa sincronia. O vídeo não tem narrativa, mas possui um clima sombrio com imagens nítidas e limpas. Gostei bastante do trabalho, produzido pelo Studio e Coletivo de Arte alemão Via Grafik. Quem quiser ver outros trabalhos da equipe é só entrar no site deles: Via Grafik
Eles possuem trabalhos diferenciados relacionados ao design. É interessante.
Essa série de fotos achei sensacional e possui um clima bem obscuro.








sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Hiroshima Mon Amour


É um filme totalmente diferente do que estamos acostumados a ver. Como a maioria dos filmes que chegam mais fácil aos nossos cinemas, locadoras e TV são estadunidenses e no mesmo modelo do cinema clássico de sempre. Esse filme de Alain Resnais é considerado umas das maiores obras-primas do cinema francês e mundial.

Inserindo uma estória em meio à história, o filme é sobre uma atriz francesa que está em Hiroshima filmando um filme sobre a paz, e que se envolve com um japonês. O filme possui trechos de um documentário sobre a bomba em Hiroshima, e os pensamentos filosóficos existenciais da personagem principal sobre a própria lembrança de acontecimentos tristes em seu passado.
Além da questão da bomba, o filme é também fundamentado na questão da memória do ser humano. A questão da memória vista em filmes recentes como Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças já havia sido feita em Hiroshima Mon Amour, e com muito mais ousadia e experimentação! Um belíssimo filme.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Guy Ritchie's RocknRolla


O novo filme de Guy Ritchie me surpreendeu. Não tinha tanta vontade de ver, por isso só fui vê-lo agora que já saiu até das prateleiras de lançamentos da locadoras. O filme é muito bom, assim como seus antecessores Snatch e Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes. Quando vi os posters e o trailer pensei que se tratava de mais um filme chato sobre Rockstars como o próprio Rockstar (que apesar de ter Mark Wahlberg e Jenifer Aniston não me agradou). Mas o filme é totalmente diferente.
O filme é a clássica marca cinematógrifica que Guy tem, expressa nos dois filmes dele já citados aqui. Com história envolvente e cheia de reviravoltas e jogos de poder. Essa mistura de identidades dos personagens com o jogo de poderes me lembra o excelente Os infiltrados.

E o que dizer dos atores? Thandie Newton está em uma boa atuação novamente, estou quase virando fã dessa bela atriz.

Toby Kebbell é o tal RocknRolla, aparece pouco mas faz bonito!
 
Gerard Butler eu sou suspeito pra falar, pois o acho um dos melhores atores da atualidade e nesse filme ele faz por merecer.


 O filme possui ação inteligente com toques de humor nos pontos devidos sem deixar o filme com ar de escracho. Uma boa opção para quem ainda não viu. Me arrependi de não ter ido vê-lo no cinema!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Mika - Rain


Clipe ótimo do novo single do Mika. De seu segundo álbum The Boy Who Knew Too Much que pra mim é tão bom quanto o primeiro, se não superior. O clipe é fofo e possui imagens belas! Sou fã de Mika e é até suspeito falar, mas veja o vídeo e tire suas conclusões.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Bon Anniversaire!


Desculpe o egocentrismo, mas parabéns pra mim!
Esse é um presentinho que a Adeline fez pra mim direto da Belgique! Ela adora fazer colagens e fez essa em especial para o meu aniversário! Achei tão fofo!
Quem quiser ver ela tem algumas de suas colagens no Facebook: Collages and Co

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Lars von Trier's Antichrist


Um dos melhores filmes do ano! É o que posso dizer de Anticristo. Os filmes do Lars von Trier são daquele tipo que você nunca vai entender totalmente da primeira vez. Cada vez que você assiste ao filme você percebe algum novo detalhe que não tinha entendido da primeira vez. E isso não é diferente com Anticristo.
Partindo da premissa de que quem criou o mundo foi o Diabo e não Deus. Ele constrói um maravilhoso conflito psicológico com tons de horror.


Ouso compará-lo aos célebres filmes de Murnau, que é considerado a origem dos filmes de horror. Não que os filmes sejam parecidos, mas é que o nível de tensão psicológica aplicado aos dois é semelhante. Lars aplica muito em seus filmes a metáfora, e nesse filme vemos isso em relação ao gendercide. Gendercide é um neologismo usado para designar o assasinato de pessoas de um determinado sexo, seja masculino ou feminino.

O filme possui cenas fortes e marcantes, porém belíssimas. Em Cannes o filme causou polêmia, houve desmaios e alguns críticos saíram no meio do filme pois não aguentaram. Eu gostei bastante e pretendo assistir ao filme mais vezes!
O filme é divido em 4 capítulos e mais um prólogo e epílogo. O prólogo do filme já daria um curta sensacional. E mais uma vez eu fico maravilhado com os efeitos e trilha sonora! Vejam o prólogo (infelizmente só achei essa versão censurada):

domingo, 25 de outubro de 2009

Bastardos Inglórios



Um filme de Quentin Tarantino sempre é maravilhoso. Não somente em seus diálogos como na estética. Ouvi certa vez que o que ele faz é 'violência artística' pelo tom como a violência é exposta, concordo com o termo no mais positivo significado que possa ter.
Bastardos Inglórios não fica para trás. A liberdade poética deixou Tarantino mudar a história e fazer um filme sobre a Segunda Guerra Mundial totalmente diferente. O filme é quase uma vingança histórica que não pode acontecer. O enredo e roteiro do filme são magníficos, os diálogos então nem se fala. Aliás, diálogos bem construídos, metafóricos e ligados ao mundo pop/cult sempre foram uma das marcas registradas de Tarantino.


A estrela principal não é Brad Pitt, apesar de o mesmo estar em uma de suas melhores atuações. O austríaco Christoph Waltz como o Coronel Nazista Hans Landa compõe o melhor personagem do filme. O prólogo do filme é uma das melhores partes do filme, com um diálogo afiado aliado a efeitos e trilha sonora brilhantemente sincronizada. Onde o Coronel invade uma cabana onde vive uma família francesa à procura de judeus, o diálogo que se passa entre o nazista e o pai da família é tenso e te deixa esperando por alguma reação a qualquer palavra dita.

Destaco também a cena do pub, em que um capitão nazista participa de um jogo com os Bastardos Inglórios sem saber quem são.
Eu poderia ficar horas elogiando o filme por todos os seus aspectos. O filme, como qualquer obra-prima de Tarantino, é perfeito pela excelência. São todos os objetos de um filme muito bem feitos e sincronizados em tom impecável. O filme foi muito além de minhas expectativas.

sábado, 24 de outubro de 2009

Videoclip: Meet Me Halfway - Black Eyed Peas


Ótima escolha para single. O clipe conta com um roteiro todo cheio de fantasia, dirigido por Mathew Cullen e Mark Kudsi o clipe me lembra vários filmes de fantasia e sci-fi. O vídeo possui um visual belíssimo e uma otima edição. Cada um dos integrantes da banda está em um universo/mundo diferente e durante o clipe eles querem se encontrar, até que no final todos vão para a Terra teletransportados. Só não entendo o porquê de Will e APL estarem no mesmo universo, mesmo não estando juntos. Mas de qualquer forma o clipe vale a pena e é um dos melhores clipes da banda até agora.
Esse último álbum está fantástico, mesmo a banda tendo mudado seu som para uma vertente mais eletrônica, as músicas não decepcionam assim comos os vídeos dos três singles já lançados. Sobre o segundo single o clipe é bom, mas o que vai ficar marcado mesmo é a apresentação de comemoração do programa da Oprah em Chicago. A qual deve entrar no Guiness como o maior flash mob já realizado!


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Video Painting: Sweat Shoppe's The Landing


SWEATSHOPPE, The Landing from SWEATSHOPPE on Vimeo.
Sweatshoppe é um grupo de artistas de vídeo arte de New York. Os artistas de rua desenvolveram um tecnologia capaz de 'pintar' vídeos em muras e paredes. O grupo também possui outros videos disponíveis em sua págino no vimeo Sweat Shoppe.