segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Lars von Trier's Antichrist


Um dos melhores filmes do ano! É o que posso dizer de Anticristo. Os filmes do Lars von Trier são daquele tipo que você nunca vai entender totalmente da primeira vez. Cada vez que você assiste ao filme você percebe algum novo detalhe que não tinha entendido da primeira vez. E isso não é diferente com Anticristo.
Partindo da premissa de que quem criou o mundo foi o Diabo e não Deus. Ele constrói um maravilhoso conflito psicológico com tons de horror.


Ouso compará-lo aos célebres filmes de Murnau, que é considerado a origem dos filmes de horror. Não que os filmes sejam parecidos, mas é que o nível de tensão psicológica aplicado aos dois é semelhante. Lars aplica muito em seus filmes a metáfora, e nesse filme vemos isso em relação ao gendercide. Gendercide é um neologismo usado para designar o assasinato de pessoas de um determinado sexo, seja masculino ou feminino.

O filme possui cenas fortes e marcantes, porém belíssimas. Em Cannes o filme causou polêmia, houve desmaios e alguns críticos saíram no meio do filme pois não aguentaram. Eu gostei bastante e pretendo assistir ao filme mais vezes!
O filme é divido em 4 capítulos e mais um prólogo e epílogo. O prólogo do filme já daria um curta sensacional. E mais uma vez eu fico maravilhado com os efeitos e trilha sonora! Vejam o prólogo (infelizmente só achei essa versão censurada):

Nenhum comentário:

Postar um comentário