domingo, 1 de novembro de 2009

Distrito 9


Distrito 9 está sendo a grande sensação do cinema! Uma aventura sci-fi com uma história curiosa despertou a vontade dos fãs de sci-fi de ir ver o filme. Mas o filme vai muito além de apenas mais um blockbuster de aventura sci-fi. O filme é totalmente metafórico e crítico.

Alienígenas descem na Terra para se refugiarem e acabam vivendo separadamente dos seres humanos em áreas restritas, o tal District 9. Eles descem exatamente na África do Sul, daí podemos ver uma enorme comparação com o Apartheid.
A maneira como os aliens são tratados é totalmente desumano (mesmo se tratando de extraterrestres), e aí podemos ver uma enorme crítica metafórica.

Os alienígenas do filme possuem personalidades bastante humanas. Assim podemos ver a crítica profunda que o filme traz, enquanto os seres são diferentes da humanidade os seres humanos não vêem problema algum em trátá-los como animais ou ainda pior. Os aliens moram em favelas, passam fome e são tratados como invasores. O preconceito exposto no filme pode servir de comparação para várias vertentes e o filme nesse aspecto é brilhante. Há críticas ao governo, ao egoísmo e egocentrismo da humanidade.
Quando um dos seres humanos começa a se tornar um dos alienígenas e assim ele começa a ser perseguido para servir de cobaia, vemos o quão mesquinha pode ser a natureza humana.
O filme no quesito aventura de ficção cientifíca não deixa por menos, possui cenas de ação bem produzidas e enredo envolvente. Para alguns a estória do filme pode parecer idiota, mas visto a real idéia do filme é ótimo. Pra mim um dos melhores filmes do ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário